Câmara Municipal de Sousa aprova Projeto de Lei para repasse de incentivo financeiro aos ACS e ACE

#AssessoriadeImprensa POR WEBE 04 DE DEZEMBRO DE 2023

Em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira 04/12, a Câmara Municipal de Vereadores de Sousa aprovou, por unanimidade, Lei 052/2023, de autoria do Poder Executivo municipal.

A matéria aprovada teve por objetivo autorizar o repasse do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) e Agentes de Combate às Endemias (ACE's) da cidade de Sousa.

A sessão legislativa foi marcada por intensas discussões entre os vereadores sobre a proposta de repasse aos profissionais da saúde. O vereador presidente da Casa, Carlos Henrique Abrantes Marques (Novinho de Carlão), que havia apresentado outro projeto com a mesma finalidade, optou por retirá-lo de pauta. Essa retirada assegurou a continuidade da tramitação do Projeto de Lei 052/2023, encaminhado pelo Prefeito Fábio Tyrone, garantindo, assim, a aprovação da matéria.

De forma remota, o vereador Caca Gadelha também votou pela aprovação da matéria e ainda parabenizou a atitude do presidente Novinho em retirar o seu projeto, ocasião que garantiu a aprovação do PL original de autoria do Executivo Municipal.

A decisão do vereador presidente foi elogiada pelos colegas, que reconheceram a atitude como um gesto democrático e republicano, assegurando os direitos dos agentes de saúde e combate as endemias de Sousa. O projeto foi apreciado e aprovado por unanimidade dos votos, seguindo agora para a sanção do prefeito Fábio Tyrone.